Celulite – Há tratamento?

A celulite é uma heterogeneização da textura da pele, que ocorre principalmente nas mulheres. Resultam da ruptura das fibras de colágeno e elastina, localizadas na derme (camada profunda da pele) e responsáveis pela elasticidade do tecido epitelial. Elas podem ser profundas ou suaves. As suaves ainda apresentam vascularização local numa tentativa de recuperação da pele, por isso, se forem tratadas adequadamente podem desaparecer completamente. Já as mais aparente, normalmente são mais profundas e, com o passar do tempo, podem ficar mais largas e compridas, aumentando a aparência de pele envelhecida. O surgimento costuma acontecer principalmente nos glúteos, coxas, seios, abdômen, braços e na parte posterior dos joelhos. O principal fator está relacionado a aumentos significativos de peso, sobretudo os que acompanham fases como a puberdade e a gravidez.

As Causas da Celulite São Diversas
As Causas da Celulite São Diversas

A genética, assim como outros fatores da saúde feminina, também pode contribuir para o aparecimento dessas texturas. Celulite é um problema irreversível, por isso, não existe um tratamento que consiga recuperar totalmente a pele, mas há técnicas estéticas que ajudam a melhorar o aspecto do tecido epitelial, estimulando a formação de colágeno na área afetada, tornando-a mais semelhante à pele ao redor. O tratamento com ácidos, por exemplo, é bastante eficiente e utiliza principalmente o ácido retinóico, mas pode haver descamações e vermelhidão durante o processo.

Outro tratamento previsto é o consumo de certos suplementos como por exemplo o uso do lift gold que auxiliam na recuperação da pele onde houver celulite. A eficácia desse tipo de tratamento ainda está para ser comprovada, mas é possível experimentar alguns como o suplemento cellubody, que prometem remover as celulites mais profundas. Supostamente esse tipo de suplemento ajuda a recuperar a pele através da recuperação das fibras de colágeno abaixo da pele, mas faltam estudos científicos que comprovem que seja possível curar a celulite dessa forma simplesmente através da nutrição.

Além disso, a exposição solar deve ser evitada nesse tipo de terapia. Outro método é o peeling, que tem a mesma ação, porém de maneira mais rápida e intensa, já que é feito com a utilização de agulhas. A aplicação de laser também oferece bons resultados, provocando o fechamento dos pequenos vasos presentes nas Celulite profundas, promovendo a formação de colágeno e diminuindo o tamanho das lesões. Para evitá-las, o ideal é manter a pele hidratada com cremes e loções apropriadas que contribuam para a regeneração do tecido. Beber bastante água também é fundamental. A recomendação é ingerir pelo menos 8 copos por dia. Tentar manter o peso estável, evitar o consumo de doces e gorduras e praticar exercícios também são dicas importantes para combater a celulite e as rugas com o lift gold de maneira mais eficiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *